A qualidade de iluminação de palco nos eventos sociais assim como a performance de algumas bandas, tem sido um show a parte nas principais festas (casamento/debutante) da nossa cidade.
Registrar estes momentos me faz voltar no tempo, onde lembro das madrugadas que perambulava nas badaladas casas noturnas de curitiba em busca das melhores imagens. E isso há quase duas década atrás, quando a película ainda era a única opção de fotografia.
A expectativa e a necessidade do resultado, o custo dos equipamentos e dos materiais fotográficos, somado ainda, em muitos casos, a falta de oportunidade para a refação de um trabalho, nos levava a um conhecimento técnico que evitava o desperdício e garantia a imagem. Hoje raramente vemos esta sede de conhecimento e saber nos iniciantes desta arte singular.
Compreendo que o paradigma do aprendizado atual seja muito diferente que há dez ou vinte anos atrás, porém, relegar os livros e a experiência de profissionais do século passado, da fotografia analógica, não seria uma prepotência desta geração digital que tem muito mais acesso a informação?
Será que a política do erro e acerto pelo preview, além da dependência de softwares para edição de imagens seja mesmo o caminho a ser trilhado pela maioria dos principiantes?
Muitas questões ficam sem respostas, mas uma coisa é certa, a geração das câmeras digitais full frame está elevando a fotografia a um determinado estágio, que obrigatoriamente, faz dos aprendizes deste ofício pelo processo digital, a um paradoxo de questionar os princípios cujas respostas não serão encontradas num preview certamente.
Quem já percebeu este momento, com certeza, está muito à frente de alguns tantos outros. Buscar agregar informação do mundo analógico para crescer rapidamente no vasto universo digital é a melhor sacada, é a alternativa ideal para trilhar o caminho mais curto e de maior possibilidade de sucesso.
Substituir uma dezena de fotogramas analógicos por centenas de imagens digitais editadas, pode sim, rebaixar o registro de imagens a uma banalização sem precedentes no histórico da centenária fotografia.
Esperar para ver, não acredito ser o melhor caminho. Já vi este filme de terror naqueles que também não acreditaram na fotografia digital.
Outras informações sobre as questões do mesmo tema:
Da fotografia analógica à ascensão da fotografia digital.
Fotografia digital x analógica: a diferença na qualidade é perceptível?
Primeira semana F/508 de Fotografia
Entre o "analógico" e o "digital", experimente!
Nenhum comentário:
Postar um comentário