Licenciou-se Economia pelo I.S.C.E.F. de Lisboa, mas trabalha profissionalmente nas áreas do cinema, da fotografia e da crítica, sendo também gerente de uma sociedade no campo do audiovisual.
Começou a dedicar-se à Fotografia por volta de 1956, tendo desenvolvido a aprendizagem dessa arte de forma autodidacta, através do seu instinto e interesse pelas outras artes plásticas ou representacionais (aprendeu a técnica fotográfica em livros e revistas da especialidade). Já no cinema, trabalhou como assistente de realização do filme português Os Pássaros de Asas Cortadas (1962) e como co-autor e assistente de produção e realização, juntamente com Fernando Lopes e Nuno de Bragança, da curta-metragem Nacionalidade: Português (1970). É membro fundador do Centro Português de Cinema, tendo desempenhado a função de presidente do Júri do Instituto Português de Cinema entre 1991 e 1993. É membro do Conselho Consultivo da Culturgest. Escreveu críticas e ensaios sobre cinema para a revista O Tempo e o Modo(entre 1964 e 1966) e colaborou com outros órgãos de comunicação social escrita comoA Tarde e o Semanário (de 1982 a 1984).
Expôs individual e colectivamente em cidades portuguesas e no estrangeiro: Áustria, Bélgica, Canadá, E.U.A., França, Itália, Japão, Reino Unido, Suíça e Tunísia. Em 1966 traduziu para português o importante ensaio de André Bazin Ontologie de l’Image Photographique (1945). Figura em colectâneas de fotografias (como autor das fotografias ou de prefácios que escreveu para algumas dessas edições), como oPhotography Yearbook (onde começou a publicar em 1961). Participou nos telefilmesGérard Fotógrafo (1997), realizado por Fernando Lopes e Antonio Tabucchi, eGéographie d’un écrivain (2001), de Miroslav Sebestik.
Figura em algumas colecções privadas, mas também em colecções públicas como a Colecção Nacional de Fotografia (do Centro Português de Fotografia — Porto), a da Secretaria de Estado da Cultura, a da Fundação Calouste Gulbenkian, a da Fundação de Serralves, a Colecção Permanente da FNAC de Paris, a do Carpenter Center for the Visual Arts (Harvard University – E.U.A.) e a do Centre Carré d’Art. Chartres de Bretagne (França).