ACESSE A IMAGEM ABAIXO PARA VISUALIZAR NOSSOS PORTFOLIOS

ACESSE A IMAGEM ABAIXO PARA VISUALIZAR NOSSOS PORTFOLIOS
ACESSE A IMAGEM ACIMA PARA VISUALIZAR NOSSOS PORTFOLIOS

sábado, 12 de março de 2011

COMO OBTER FIDELIDADE NAS CORES DAS FOTOGRAFIAS IMPRESSAS


Para obter fidelidade de cores das suas imagens impressas é importante observar vários fatores, que no meu conceito, inicia-se pelo monitor. Não adianta almejar um resultado satisfatório para sua fotografia, se o monitor de trabalho não tiver uma capacidade técnica ou fidelidade dos princípios necessários para uma boa impressão.

A ideia de levantar esta questão não foi para discutir marcas de monitores, pois é sabido que a Eizo é indiscutivelmente uma marca excelente e o sonho de consumo para muitos fotógrafos, porém, o mercado fotográfico já tem modelos e marcas opcionais a um preço bem mais acessível ao bolso da grande maioria e com resultados excelentes.
Há um ano e meio adquiri uma dessas opções e confesso que estou muito satisfeito, o investimento se pagou no primeiro mês de uso.
Como não sou especialista prefiro "linkar" as fontes para você buscar mais informações, como neste excelente tutorial que avalia o monitor Dell, modelo 2209WA, feito pelo Geraldo Garcia e intitulado como: – Uma luz no fim do túnel (http://blog.geraldogarcia.com/index.php/2009/06/avaliacao-do-monitor-dell-2209wa/#ixzz1GOcOEUWt)

Foi através dele que minha decisão para aquisição deste modelo de monitor ficou ainda mais fácilitada.
Resolvido esta questão e tendo o produto colocado sobre sua mesa de trabalho, infelizmente não é só ligá-lo no seu computador. Antes você precisará providenciar uma placa de vídeo. É mais um investimento mínimo (R$180,00 aprox.) mas necessário para quem está disposto a melhorar a finalização das suas imagens.
Mais uma vez nos deparamos com os vários modelos de placas de vídeo disponíveis no mercado. Aqui será necessário adaptar o modelo da placa à compatibilidade da motherboard da sua máquina.
A dica, que acredito ser a mais importante, é optar pelas placas com saídas HDMI e DVI além da usualmente VGA, já que o monitor da Dell avaliado no tutorial disponibiliza uma conexão HDMI.
Eu optei pelo modelo GeForce 8400GS que não é mais cara e tão pouco a top, mas a relação custo/benefício é grande e ela possibilita trabalhar com dois monitores. Isso amplia a área de trabalho e faz com que o monitor utilizado para tratamento de imagem fique especificamente para este fim.
Também é sabido que o ideal é trabalhar com dois monitores iguais, mas como o propósito é fazer o melhor com o que temos, optei em continuar usando o modelo 17", tela plana da LG mais o Dell 2209WA adquirido para tratar imagens.
O balanço de cores foi feito visando especificamente o Dell, já que ele foi configurado como monitor 2 e é ligado somente na hora de tratar imagens. Para as outras coisas o LG (que está como monitor 1) é que fica ligado o tempo todo. (Uma outra opção no meu caso, foi utilizar uma segunda máquina - laptop - para as tarefas diárias de e-mails, planilhas, textos, internet, etc.)

Próximo passo foi calibrar os monitores e para isso usei na minha máquina o calibrador modelo Eye-One Match 3 (saiba mais: http://www.computer-darkroom.com/i12/i12_page_1.htm) que trouxe maior eficiência de resultado para o monitor 2, da Dell. Existem diversos modelos de calibradores colorímetros ou espectrofotômetros, mas o que eu tive acesso foi este, e mesmo sabendo não ser o melhor se mostrou eficiente para o propósito.
Caso você não tenha acesso a um calibrador, colorímetro ou espectrofotômetro, procure conversar com o laboratório profissional que te atende, que certamente utiliza o equipamento e é muito provável, possa prestar este tipo de serviço na sua máquina.

Outra boa opção é fazer uso de um software (vários disponíveis gratuito) que ajudará nesta tarefa, veja:

Por fim você pode fazer uso do Impression Gamma Calibrator, imagem que ilustra esta matéria e que está disponível aqui para download ou de qualquer outra para o mesmo fim que você tenha acesso. (Procure no Google imagens que tenham as características da imagem acima, com tamanho razoável para impressão de uma foto 15x21cm ao menos)
Nestas imagens você tem um grande volume de informações que possibilitarão balancear o monitor o mais próximo da realidade de onde suas imagens serão impressas. Você baixa o modelo, faz a impressão (sem qualquer tipo de correção) no laboratório da sua preferência e posteriormente compara com a mesma imagem visualizada no seu monitor. Faça os ajustes no seu monitor para que a imagem visualizada na tela fique o mais próximo da imagem impressa e finalize os testes com outras fotografias do seu acervo pessoal, até chegar no ponto considerado ideal.

Busque informações e detalhes para este processo.
Pesquise, leia artigos que abordem a matéria, assista vídeos e fique familiarizado com este importante princípio.
Você precisa ver a imagem no monitor e saber que o que está sendo feito na fotografia (efeito ou correção) ficará igual ou muito próximo do que será impresso.

Provoque uma boa impressão, literalmente.

Saiba mais:
- Como obter fidelidade de cores nas fotografias impressas - http://www.fotografia-dg.com/como-obter-fidelidade-de-cores-nas-fotografias-impressas/

Nenhum comentário:

Postar um comentário